Especializada em Direção de Arte pela EICTV - Escuela Internacional de Cine y Television em Cuba e bacharel em Artes Cênicas pela UFBA - Universidade Federal da Bahia no Brasil, Fernanda Beling é uma artista multidisciplinar, que atua em diferentes linguagens artísticas, nos campos do audiovisual, artes cênicas e visuais.
Interessada em um diálogo artístico multidisciplinar e inspirada pela sua polivalência, Fernanda - que iniciou sua trajetória como atriz de Teatro e posteriormente migrou para o Cinema - vem ampliando sua pesquisa flertando progressivamente com as Artes Visuais e com a Dança. Dessa investigação interna surgiram parcerias com outras artistas como no projeto "Mur[r]us", de Marie Thauront; o desenvolvimento do solo "Ermo", dentro do projeto "Mitografia" da Cia Taanteatro/SP e a criação da performance "Disorder", em parceira com a artista visual VJ Selene.
performando em "Murrus" de Marie Thauront, no diálogo com a obra do grafiteiro Limpo pelas ruas de Salvador - BA
performando "Disorder", projeto criado em parceria com VJ Selene no SESC Pompeia - SP
performando o solo "Ermo", dentro do projeto "Mitografia" da Cia Taanteatro no MAM - BA
No audiovisual, além de trabalhar como atriz, Fernanda também atua nos departamentos de Direção e Arte, que é o setor responsável por toda a estética visual do filme, envolvendo cenografia, objetos, figurino e maquiagem. Nesse caminho, a artista participou de projetos versando entre cinema, televisão e publicidade, sendo inclusive agraciada com seu primeiro prêmio internacional como Production Desing, no Five Continents International Film Festival Venezuela, pelo filme "Sarmaga", de Jon Lewis.
teaser "Velho Chico" direção Luiz Fernando Carvalho
trailer "Sarmaga" de Jon Lewis
trailer "A Coleção Invisível" de Bernard Attal
"Hotel Paraíso" de Jon Lewis
Pandemia e isolamento social
Com a eclosão da pandemia mundial e o isolamento social sendo o melhor caminho para evitar contagio e disseminação do COVID-19, diversas questões sociais foram e seguem sendo evidenciadas de maneira extremamente impactante. Durante semanas, sensações, reflexões, percepções e constatações atravessaram pungentemente a sensibilidade artística de Fernanda, que começou a exala-las, transbordando-se em diversas manifestações artísticas, realizadas em regime de quarentena.
E essa borbulha continua...
Estudo fotográfico sobre luzes e sombras internas, dentro da jornada de auto(re)conhecimento imposta pela pandemia.
"Epit[afio Brasileiro" curta metragem
"Jaz Brasil" escultura
©FernandaBeling